Histórico

Colégio Manuel da Silva foi fundado pelos Professores Lucieudo Ferreira e Luiza Helena Tavares Ferreira que iniciaram a construção no dia 05 de maio de 1981. A construção inicial fora feita num lote de terra medindo 12 x 55 (660 m2) doado ao casal por Manuel Francisco da Silva, avô da Profa. Luiza Helena, deficiente visual e aposentado da RVC-REFFSA.

O nome do Colégio foi uma homenagem ao doador do terreno.

Em fevereiro de 1982 iniciou suas atividades letivas com quatro salas de aula e uma sala para serviços administrativos um pequeno conjunto de banheiros, uma cantina, 53 alunos matriculados e oferecendo o ensino primário (hoje o Fundamental I) completo.

No ano de 1983 o MS, como se tornou popularmente conhecido, obteve autorização do Conselho Estadual de Educação para funcionar. Neste ano matriculou 73 alunos e no ano seguinte, 1984, matriculou 153 alunos.

A cada ano o MS implantava uma nova série, ampliava seu espaço físico, aperfeiçoava sua metodologia pedagógica, administrativa e financeira, se modernizava e recebia mais alunos, chegando nos dias de hoje com um quadro de 1.201 alunos, uma equipe seleta, experiente e treinada de professores e funcionários.

A área física do MS aumentou consideravelmente, os serviços e os resultados educacionais prestados e obtidos aos estudantes em todas as etapas do Ensino Básico, dão a exata dimensão de uma Escola com credenciais de excelência.

Na área acadêmica, esportiva e cultural, o MS se tornou um Colégio de referência na comunidade do Álvaro Weyne, Carlito Pamplona e comunidades circunvizinhas, ultrapassou os limites territoriais e pedagógicos estabelecidos nas metas iniciais, produziu um conjunto de sucessos e se tornou uma instituição de muito respeito e crédito no universo da educação.

Esse sucesso se reproduz nos dias atuais com novos intercâmbios, parcerias, modernização do parque tecnológico, treinamento permanente dos profissionais que atuam no processo acadêmico, no desportivo e no cultural.

A Biblioteca do MS conta com um acervo de 12.000 volumes, numa área de quase 800 m2, com um atendimento modernizado para alunos e professores..

A atividade acadêmica proporciona um elevado índice de aprovados nas principais Universidades públicas e privadas.

A atividade desportiva é uma grande exportadora de talentos para o sul do país e times de grande porte no nosso Estado.

Em 2013 iniciamos as atividades educacionais na Sede Carlito. Esta nova Sede, situada na Avenida Francisco Sá consolida o crescimento da Marca MS com seu trabalho desenvolvido na Educação Básica. Nesta sede, trabalhamos de 2013 a 2020 com a Educação Infantil e Ensino Fundamental e Ensino Médio. No ano de 2021 nasce um novo movimento pedagógico. Com o crescimento e necessidade de adaptação dos nossos espaços físicos as especificidades de cada nível de ensino, as sedes agora contam com o novo modelo: a Sede Central agora chamada sede Álvaro Weyne  recebe os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Período Integral e a sede Carlito, agora nominada Sede Carlito Pamplona recebe os alunos do Novo Ensino Médio. Temos assim os espaços físicos adaptados ao novo tempo.

Marcado para o sucesso o COLÉGIO MS, como é mais recentemente batizado pelos estudantes, é a marca mais forte em matéria de educação e o orgulho da comunidade dos docentes, dos discentes e das famílias de toda a região oeste de Fortaleza.

Open chat